sexta-feira, 11 de abril de 2008

CAMINHAR - O melhor dos exercícios?


Os adeptos da malhação pesada que me perdoem, mas (para mim) não há nada que faça perder mais peso do que um boa caminhada.

Sim, senhores! Caminhar. Não falo de correr... simplesmente andar (em ritmo acelerado).

Não há contra-indicações. A caminhada está disputando com a corrida e a natação o título de melhor exercício. E confesso, a minha dúvida fica entre a primeira (caminhada) e a última (natação).

A corrida, o famoso “Cooper”, desgasta o corpo humano, podendo prejudicar seriamente as articulações, os joelhos, o sistema cardiovascular e ortopédico de um modo geral.

A simples caminhada é de bom efeito. Torneia o corpo, destrói calorias e ainda tonifica os músculos (a depender de por onde você caminhe). Ratificando esta posição, o fisiologista e personal trainner de São Paulo, em uma reportagem para o site uol declara:

“É indiscutivelmente um dos exercícios mais eficientes, que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico".

É claro que a perda de calorias não é simples. Para um sedentário, por exemplo, basta que ao menos três vezes na semana caminhe por 30 minutos e o seu corpo agradecerá.

Em 30 minutos, com ritmo acelerado, pode-se perder até 200 calorias (um chocolate leite moça da Nestlé).

Se o objetivo é perder peso, as caminhadas devem ser intensificadas, como eu já sabia. Mas a mesma reportagem do UOL elucidou a questão de uma forma bem clara e matemática.

“Para queimar gordura durante o exercício, o batimento cardíaco tem de ficar entre 70% e 80% da sua freqüência cardíaca máxima (FCM).”

Ou seja, caminhar mais rápido até que seu coração entre nesse ritmo fará com que as calorias comecem a evaporar.

Como saber sua freqüência? Eis o melhor da reportagem: uma fórmula bem descomplicada.

Subtraia sua idade de 220 batimentos por minuto (BPM). O resultado deve ser multiplicado por 70%. O que sobrar é a freqüência que seu coração deve bater para queimar as gorduras indesejadas.

Vamos exemplificar comigo.

220 – 23 (minha idade)= 197 x 70%= 137,9

Assim, enquanto eu caminho, meu coração tem que bater aproximadamente 138 vezes em um minuto (60 segundos).
Como medir?
Ou você compra um, freqüêncímetro ou mete o dedo no pulso e conta durante um minuto.

Por isso, quer se livrar dos quilos extras? Vai andar! Pode ser pelas ruas, pela areia da praia, ou na esteira da academia.

Confiram a reportagem completa no site:
http://corpoacorpo.uol.com.br/Edicoes/194/artigo4960-1.asp



Nenhum comentário: