quinta-feira, 17 de abril de 2008

Diet engorda?


Reviravolta no mundo da nutrição e das dietas: O refrigerante diet engorda e massas, pães e batatas emagrecem?

A reportagem de capa da Revista Saúde, edição de março de 2008 fala acerca do assunto e ao menos uma notícia é boa:

Massas pães e batatas têm um ingrediente que sacia a fome, afasta o diabete e melhora a digestão.

Tudo começou com a publicação de um estudo científico, norte-americano, publicado no periódico Circulation.

Os pesquisadores passaram mais de 9 anos analisando e acompanhando a alimentação de 16 mil indivíduos.

O objetivo era saber as relações das diferentes dietas com ocorrência de síndrome metabólica, que envolveria a resistência à insulina, colesterol ruim elevado, pressão arterial nas alturas e gordura abdominal (barriga de chopp).

Surpresa:
Aqueles que consumiam refrigerantes diets, todos os dias apresentaram risco 34% maior de desenvolver a síndrome.
Os sujeitos que costumavam se deliciar com as frituras, apresentaram risco de só 25%.

Não há um ponto final nesta investigação. Os pesquisadores têm apenas suposições, mas nada concreto.

Há quem diga que a culpa do ganho de peso e “riscos” seja derivado do adoçante artificial. Outra corrente acha que é, na verdade, um comportamento resultado da mistura do refrigerante diet com outra substância que desconhecem.

As coisas começam a se clarear, muito embora estejam distantes da iluminação completa.

Outro estudo norte-americano, realizado por pesquisadores da Universidade Purdue, com ratinhos revelou coisas bastante interessantes:


Fazendo uma síntese da reportagem (que eu recomendo a leitura completa- estupenda), eis alguns pontos pacíficos:

1- Pesquisa com Ratinhos alimentados de iogurte.

Um grupo dos ratos eram alimentados diariamente com iogurte normal (adoçado com açúcar) e o outro grupo bebia o iogurte “diet” (com edulcorante artificial- sacarina).





Ao fim das pesquisas, o grupo de ratos alimentados com o iogurte “diet” à base de sacarina, haviam notadamente ganhado mais peso que o grupo do iogurte normal. Apresentaram também aumento de gordura corporal e vontade de comer.

2- Pegaram os ratinhos “iogurtados” e ofereceram pudim de chocolate.

Como era previsível, os ratinhos (todos) adoraram. Mas, um comportamento ficou sobressaltado:
- Os ratinhos do iogurte açucarado naturalmente, depois de se esbanjarem com o pudim de chocolate, voltaram a ingerir a mesma quantidade de iogurte.




- Os ratinhos que ingeriam o iogurte adoçado artificialmente passaram a comer muito mais iogurte diet.






A tese sustentada é a de que os adoçantes artificiais seriam responsáveis por bloquear uma resposta fisiológica do corpo ao cérebro, pela necessidade de açúcar, retardando o consumo de calorias, provocando, conseqüentemente, uma fome mais voraz.


BEBIDAS GASEIFICADAS:

Pesquisadores da Universidade de Botucatu (essa é brasileirinha) constataram que o consumo de qualquer bebida com gás pode aumentar a área do estômago em até 50%.

Frise-se QUALQUER bebida. Não só os refrigerantes, mas também as águas.

Como funcionaria? O inverso da operação de redução do estômago. O gordo quer emagrecer, e diminui o estômago para sentir menos fome.

Aí, o sujeito, que toma a bebida gasosa, recebe uma porção de gases no estômago, expandindo-o e dando a impressão de que precisa de mais comida pra se saciar.


RESUMINDO:

Não dá pra saber qual a verdade dos fatos. Uma coisa é certa, tomar o refrigerante normal também engorda, hein!

Mas, caminha-se para conclusões de que as massas, amidos, carboidratos, não sejam tão vilões como hoje aparentam ser. Na verdade, eles têm pontos bastante positivos, já que saciam a fome facilmente (um pouco já resolve). O problema mesmo é a famosa GULA!

CURIOSIDADE:

O Codex Alimentarus (comissão da ONU) divulgou a quantidade limite de ingestão de adoçantes artificiais por dia, para não provocar danos à saúde. Tudo depende, é claro, do tipo de adoçante usado. Por isso, a pesquisa não é simples.

Alguns países (obviamente mais desenvolvidos) exigiram a estampa no produto, da quantidade limite diária para a sua ingestão.
Isso ainda não acontece no Brasil, embora tentativas venham sendo feitas.

A Revista Saúde foi jóia consultando o biólogo Murilo Diversi, que calculou este limite para alguns refrigerantes diets.

Atenção: O cálculo realizado, tomou por base uma mulher de 65kgs. Não vale pra homens, nem crianças, nem outros pesos. Os cálculos podem ser feitos no site da revista (
httt://revistasaude.com.br ).

Em um dia, eis o máximo que a mulher pode ingerir dos refrigerantes diet abaixo:





No mais, fico eu, aqui, aguardando respostas concretas dessas pesquisas. Na esperança de que a vida de uma escrava da balança seja um pouco mais “saborosa”.
E evitando os refrigerantes... normais ou dietéticos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá 'escrava' Tacila, tudo bem linda?
Li tudo e gostei do post e das pesquisas. Olha só, sou fissurado em fitness e todos sabem disso. Amo musculação, corrida etc e faço 7x na semana. É minha prioridade. Te 'falo' isso porque isso de engordar e emagrecer, eu acho tudo muito relativo. Massas, pães, são carboidratos e engordam sim se consumidos à noite, antes de dormir, pois se transformam em açucar/gordura. Refri é um lixo só, e além de engordar, deixam o corpo flácido e não tem qualquer nutriente, é açucar puro.
Os pesquisadores falam tanto disso tudo, mas na verdade é tudo modismo e uma forma de a classe médica continuar ganhando dinheiro nas consultas. Ninguém precisa ir ao médico p/ saber como emagrecer. Eu como muito, exageradamente, mas tudo saudável e para não engordar muuuita malhação e puxar ferro todo Santo Dia é o segredo. Facinho demais. O resto é bobagem. Bjs.

Anônimo disse...

Oi Tacila, tudo bem?
Passando para ver as novidades. Bjs.

Marcio Melo disse...

Dead Blog!

maN bOwerline disse...

Adorei

mOrBiDoS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mOrBiDoS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maN bOwerline disse...

Pior é que não consegui pirar na noite.kkk!Mas vou hoje.Ahhh.Quero pirar muuuito.Boa noite!

Anônimo disse...

As the guy above wrote